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Entregadores de app protestam por terem sido excluídos de plataforma em Goiânia

Entregadores de aplicativos protestam com exclusão de plataforma em Goiânia

19/02/2023, às 07:05 · Por Redação

Entregadores de aplicativo fizeram um protesto em Goiânia após cerca de 60 motociclistas terem sido excluídos do IFood. Ao G1 Goiás, um deles contou que o sistema de reconhecimento facial da plataforma está com problema e gerando as suspensões das contas. O protesto foi na última sexta-feira, 17. Os motociclistas se concentraram em frente a dois shoppings da capital.

Eles reclamam também sobre o sistema de agendamento feito pelo aplicativo. “A gente tem relatos de 60 pessoas que perderam as suas contas. São pais de família que dependem da plataforma para trabalhar e o aplicativo não está fazendo nada para resolver”, disse o entregador Abimael Ferreira, ao completar que algumas empresas de alimentação teriam desligado o aplicativo durante o período da manifestação, das 11h às 14h, em apoio aos entregadores.

Os entregadores reclamam que está ocorrendo um problema no processo de reconhecimento facial do aplicativo que está prejudicando os entregadores. Como é um processo de segurança, quando dá errado, a conta é banida e isso teria ocorrido com cerca de 60 entregadores, que foram excluídos da plataforma.

“Esse dispositivo de segurança é para evitar que pessoas aluguem as contas para outros entregadores, só que ele é feito de forma constante e as vezes a imagem do celular não está tão nítida, está com a câmera estragada, a capinha suja ou até mesmo por causa da chuva e o aplicativo não reconhece a pessoa, e eles alegam que a conta está sendo alugada”, explicou.

Abimael disse que outro ponto reivindicado na manifestação é em relação ao sistema de agendamento dos entregadores feito pelo aplicativo. No Ifood, cada entregador vê no aplicativo quais os horários disponíveis para agendamento na sua praça durante os próximos dias.

“O agendamento é muito ruim. Estamos lutando para tirar o agendamento. Ele funciona assim: todo dia às 9h sai o agendamento do dia seguinte e as vezes o entregador não tem condição de ficar todo dia nesse horário para poder agendar e, quando vão agendar novamente, já está tudo lotado, por conta desse agendamento”, disse. Ele ainda contou que os entregadores entraram contato com o iFood, mas que um representante da plataforma explicou que eles não podiam fazer nada.

Em nota, o iFood disse que a tecnologia de verificação biométrica sempre foi usada para segurança e que os entregadores que tiverem problema, pode fazer contato pelo suporte do aplicativo. Sobre o sistema de agendamento, o app explicou que o recurso é uma ferramenta opcional para facilitar a usabilidade do aplicativo e o direcionamento de pedidos para os entregadores. "Assim, o entregador pode escolher o horário que prefere trabalhar e não precisa ficar online, gerando maior flexibilidade e otimizando o tempo de uso na plataforma", explicou.


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