Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Regimento Interno da Câmara Municipal de Goiânia estabelece um prazo de até 15 dias para uma nova eleição em caso de vacância na Mesa diretora

Câmara só deve discutir eleição da 1ª vice-presidência após o Carnaval

16/02/2023, às 18:23 · Por Redação

A eleição para a 1ª vice-presidência da Câmara Municipal de Goiânia só deve ser discutida após o carnaval. O posto está vago porque seu ocupante anterior era Clécio Alves (Republicanos), que foi eleito deputado estadual deixou o cargo de vereador no dia 1º de fevereiro, há 15 dias. A informação é do jornal O Popular. 

O atraso na escolha de um novo ocupante ignora regra prevista no Regimento Interno, que estabelece um prazo de até 15 dias para uma nova eleição em caso de alguma cadeira vaga na mesa diretora. A norma também determina que a eleição para mesa diretora deve ser realizada em sessão especial, após comunicação prévia de até 48 horas, com presença da maioria absoluta dos vereadores.

Entre os vereadores, a leitura é de que a articulação política sobre o tema está mais fria neste momento do que já estava em semanas anteriores. A falta de perspectiva sobre quando a eleição ocorrerá e a dificuldade para encontrar um nome que tenha apoio de todos os parlamentares contribuem para o cenário atual. A eleição em meio a um consenso é desejo da cúpula da Casa.


Câmara Municipal de Goiânia,
P U B L I C I D A D E