Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Profissionais do HGG realizam o primeiro transplante intervivos de 2023, da mãe de 45 anos que doou rim para o filho de 20 anos: referência consolidada na área pela unidade de saúde do Governo de Goiás

Mãe doa rim para o filho que estava em fila para transplante em Goiânia

16/02/2023, às 15:11 · Por Redação

Em um gesto de puro amor, uma mãe de 45 anos doou um rim para o filho que estava na fila para conseguir o transplante há mais de um ano. Beatriz Soares Barbosa, de 45 anos, e Rodrigo Filho, de 20, passaram pelo procedimento no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. A cirurgia foi feita nesta quarta-feira, 15. “É maravilhoso poder dar mais um pouquinho de vida para ele. Uma vida melhor. É o mesmo que estar dando a vida de novo ao meu filho”, disse a mãe.

O HGG informou nesta quinta-feira, 16, que Rodrigo está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), procedimento padrão após todo transplante, consciente, orientado e estável. Já Beatriz está no apartamento se recuperando bem. De acordo com o hospital, esta foi a primeira cirurgia de transplante de rim na unidade, em 2023.

O que explica a demora entre um procedimento e outro é a falta de doadores compatíveis com quem aguarda na fila de espera. Junto com o alívio de saber que o filho conseguiu o transplante, Beatriz ressalta que só deseja que Rodrigo tenha uma vida tranquila daqui para frente. “Espero que agora ele tenha uma vida melhor, que seja curado, que viva bem e tranquilo”, concluiu Beatriz.

O médico Rodrigo Rosa de Lima explica que o procedimento cirúrgico é mais complicado quando uma pessoa que está viva doa para outra, chamado de intervivos. O contrário de outras doações que são feitas após uma morte com a captação de órgãos. “Encontrar alguém compatível sempre é complexo porque você está fazendo uma cirurgia em uma pessoa saudável. É uma cirurgia que tem que correr muito bem, e depois a pessoa vai viver com um rim só. E vive-se uma vida normal”, explicou o médico.

Segundo o HGG, desde 2017, 776 transplantes de rim foram feitos na unidade. Destes, 51 foram feitos entre pacientes intervivos.



HGG Transplante Rim Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E