Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Heloá, siamesa separada em hospital de Goiânia, tem primeiro contato com Valentina após separação

Heloá tem primeiro contato com Valentina após siamesas serem separadas em hospital de Goiânia

05/02/2023, às 10:02 · Por Redação

As gêmeas siamesas separadas, Heloá e Valentina, tiveram o primeiro contato após a cirurgia de separação, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. O cirurgião pediatra Zacharias Calil compartilhou a filmagem em seu perfil das redes sociais na manhã deste sábado, 4.

“Todo mundo aqui comovido e emocionado. Realmente dia de muita felicidade para a família e a todos os profissionais envolvidos”, escreveu Zacharia Calil. As gêmeas de 3 anos eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias. Elas foram separadas no dia 11 de janeiro, no Hecad.

Conforme Hecad, as gêmeas permanecem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o boletim médico deste sábado, Heloá está estável, sem febre, com melhoras e boa aceitação de alimentos. Já Valentina segue em estado grave, sedada e respirando com ajuda de aparelhos. Ela teve melhora do quadro neurológico e está sem crises convulsivas.

Heloá também passeou fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que está internada pela primeira vez na última quinta-feira, 2.


Gêmeas Siamesas Heloá Valentina Hecad Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E