Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Financiamento em obras geram empregos para brasileiros e não há risco de calote

Adriana Accorsi critica desinformação sobre papel do BNDES no desenvolvimento nacional

26/01/2023, às 09:27 · Por Redação

A deputada federal eleita Adriana Accorsi (PT) concedeu entrevista ao Jornal Opção, onde afirmou que há muita desinformação sobre o papel do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que  “financia a empresa brasileira exportadora. Ela não financia outro país”.

A declaração vem sobre as informações sobre falas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Argentina, sobre o Banco voltar a financiar projetos em outros países.

“Quando se fala em ‘financiar obras em outros países’ sobra desinformação em relação ao tema. O que é feito pelo BNDES é o financiamento para exportação de serviços e produtos de empresas brasileiras, com agregação de valor e geração de empregos qualificados no Brasil”, afirmou.

Adriana pontuou que não existe risco de calote, uma vez que a garantia do pagamento são os recebíveis dos importadores. “Se eles não pagarem, o seguro cobre este prejuízo”, acrescentou.

De acordo com o BNDES, o investimento no exterior entre 1998 e 2017 foi de US$ 10,5 bilhões, sendo que, até setembro de 2022, US$ 12,8 bilhões haviam retornado ao país, incluindo pagamentos do valor principal e dos juros. O montante emprestado foi direcionado a obras feitas por empresas brasileiras, sendo que 98% do valor foram para cinco empreiteiras: Odebrecht (76%), Andrade Gutierrez (14%), Queiroz Galvão (4%), Camargo Corrêa (2%) e OAS (2%).


Adriana Accorsi BNDES
P U B L I C I D A D E