Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Além dos documentos oficiais da instituição, nome social deverá estar presente no dia a dia dos estudantes, como em chamadas de presença nas salas de aula

UFG usará nome social em diplomas e documentos

24/01/2023, às 11:07 · Por Redação

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou, por unanimidade, o uso do nome social da pessoa travesti ou transexual em documentos oficiais da instituição.

A aprovação altera a Resolução Consuni nº 14/2014, de 23 de maio de 2014. A partir de agora, o nome social constará no histórico escolar, certificados, certidões, atas de reuniões e defesas, e demais documentos oficiais relativos às atividades acadêmicas estudantis.

Já o nome civil estará no verso dos documentos. No caso do diploma de conclusão de curso, as concordâncias de gênero poderão ser feitas para acompanhar o nome social, a critério do estudante. As mudanças estarão presentes não apenas nos documentos, mas também no tratamento do dia a dia. O estudante deverá ser sempre chamado oralmente pelo nome social, sem menção ao nome civil, inclusive na frequência de classe ou em qualquer solenidade da universidade.


UFG Diplomas Nome Social
P U B L I C I D A D E