Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

UFG tem objetivo de expandir para o Entorno do Distrito Federal, para a Região Norte e em Anápolis

Mesmo com baixo orçamento, UFG pretende expandir atividades para outras regiões de Goiás

24/01/2023, às 11:05 · Por Redação

Em entrevista ao Podfalar, podcast da rádio Sagres 730, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita de Lima, apontou que existe uma demanda de investimento que é enfrentar vazios de universidade em Goiás com o objetivo de expandir atividades para o Entorno do Distrito Federal, região norte e Anápolis. 

“Temos essa possibilidade de expansão e, assim que deixarmos de ser reféns do déficit orçamentário e as oportunidades surgirem, a Universidade Federal de Goiás está pronta para esse novo processo de expansão que virá de forma mais qualificada ainda, orientada para a demanda de cursos para pessoas e regiões para o desenvolvimento do país”, disse Angelita ao PodFalar.

Sobre a reunião entre reitores e reitoras de instituições federais de ensino com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT)ela comentou que haverá  segurança de que os cortes e contingenciamentos serão encerrados e que as contas de custeio poderão ser pagas, sem risco de descontinuidade das aulas. Já os investimentos, que marcaram os dois primeiros mandatos do petista, continuam abaixo do ideal. 

Segundo Angelita, a UFG contou com R$ 60 milhões em 2022, o que resultou em atraso de contas básicas, quando o governo de Jair Bolsonaro (PL) implementou seguidas reduções dos valores previstos às universidades. O acordo adiantado agora pelo presidente Lula é para que sejam repassados R$ 88 milhões, o que representa, em valores aproximados, o orçamento de 2019, último ano antes da pandemia, somado à inflação do período.


UFG Orçamento
P U B L I C I D A D E