Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Siamesa Valentina volta a ter crises convulsivas e aumenta medicações; ela e a irmã passaram por uma cirurgia de separação no dia 11 de janeiro

Siamesa Valentina volta a ter crises convulsivas e aumenta medicações

21/01/2023, às 09:28 · Por Redação

Um novo boletim médico, divulgado na noite desta sexta-feira, 20, trouxe informações sobre Valentina Prado - uma das gêmeas que foram separadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. Diferente da irmã, Heloá, que segue "extubada, com padrão respiratório adequado, sem febre, aceitando bem dieta via oral e com padrão neurológico dentro da normalidade", a siamesa segue em coma induzido, "tendo apresentado novos episódios convulsivos, com necessidade de aumento das medicações”, diz o boletim.

O documento informa também que Valentina ainda está com sonda nasogástrica aberta (sem comer pela boca) e com extubação descartada até segunda ordem. Ela "segue grave, instável, com melhora ventilatória após retirada de rolha, mas com parâmetros elevados da ventilação." As duas seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hecad.

Histórico

As meninas nasceram em Guararema (SP), mas a família se mudou para Morrinhos, no sul de Goiás, para ficar mais próxima da unidade de saúde, uma das poucas no país que realiza o procedimento de separação, considerado de alta complexidade. Elas estavam ligadas pela bacia, configurando um caso de gêmeas isquiópagas, classificado como um dos mais complexos da cirurgia pediátrica.

Desde 2021, Valentina e Eloá passaram por diversos atendimentos, sendo que todo o processo de separação tem três etapas. A primeira foi a colocação dos expansores - espécie de tecido que tem a função de estimular o crescimento da pele -, que aconteceu no ano passado. O segundo passo foi a própria cirurgia, e o último é o pós-operatório, momento muito importante para a recuperação das pacientes. 


Cirurgia Siamesas Separação Valentina Heloá Hecad Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E