Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ao todo, 8 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, que foram expedidos pelo STF, são cumpridos

Polícia Federal mira alvos goianos suspeitos de financiar atos antidemocráticos

20/01/2023, às 12:04 · Por Redação

A Polícia Federal realiza, na manhã desta sexta-feira, 20, a Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos antidemocráticos, que aconteceram em Brasília, no último dia 8 de janeiro. A ação acontece em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Ao todo, oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, são cumpridos. Os suspeitos de envolvimento são investigados por crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Na data dos atos, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por um grupo, que além de promover a violência, causaram danos generalizados contra os imóveis, móveis e objetos das instituições.

As investigações continuam e segundo a Polícia Federal, a Operação Lesa Pátria se torna permanente, isso significa que haverá atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

A Polícia Federal ainda ressalta que a população pode denunciar, caso saiba de alguém que participou, financiou ou fomentou os atos antidemocráticos, em Brasília. A denúncia pode ser feita por meio do e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br


Polícia Federal PF Operação Lesa Pátria
P U B L I C I D A D E