Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Meninas estão em recuperação na UTI do Hecad, em Goiânia

Gêmea siamesa Heloá é extubada, diz boletim médico

17/01/2023, às 13:24 · Por Redação

A gêmea Heloá foi extubada, segundo o boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira, 16. Ela está em cateter nasal de alto fluxo e sem febre no período. Além disso, ela está recebendo antibióticos e se alimentando por suporte nutricional parenteral.

As irmãs Heloá e Valentina continuam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). Valentina segue grave, mas com melhora hemodinâmica e da parte ventilatória. Ela também está em desmame da sedação, com medicamentos para melhora da pressão arterial e remédios para manter diurese. Valentina também está recebendo antibióticos e se alimentando por suporte nutricional parenteral.

Na noite deste domingo, 15, o quadro de saúde da Valentina havia evoluído de grave para gravíssimo. Por meio de exames foi constatado uma secreção espessa, que estava provocando uma obstrução pulmonar. De acordo com o Hecad, Valentina passou por uma broncoscopia de emergência e apresentou melhora respiratória.

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que coordenou a equipe de cerca de 60 profissionais na cirurgia de separação das gêmeas siamesas que durou 15 horas, disse que é natural e esperado que as irmãs estejam em estado grave no pós-operatório, devido ao tamanho da intervenção nos corpos delas. E que o quinto dia é mais delicado por causa das complicações que podem aparecer.

As gêmeas passaram por uma cirurgia de separação de corpos na última quarta-feira. Elas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.


Cirurgia Siamesas Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E