Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação / Assessoria Zacharias Calil

Após cirurgia com duração de mais de 10 horas, siamesas Valentina e Heloá são separadas em Goiânia

Após cirurgia de 11 horas, siamesas Valentina e Heloá são separadas em Goiânia

12/01/2023, às 10:43 · Por Redação

Após cerca de 11 horas de cirurgia, as siamesas Valentina e Heloá Prado, de 3 anos, foram separadas, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) em Goiânia. A cirurgia aconteceu nesta quarta-feira, 11. Segundo o médico responsável pelo procedimento, Zacharias Calil, as crianças estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.

Ele explicou que a separação foi um caso complexo, mas que está com o sentimento de missão cumprida. “É uma cirurgia muito complexa, com longo tempo de anestesia e cirurgia", disse Zacharias Calil, ao lembrar que os corpos das gêmeas foram separados por volta das 20h.

Valentina deixou o centro cirúrgico por volta das 23h e Heloá foi liberada em seguida, por volta da meia noite. A separação das duas contou com cerca de 50 profissionais. Segundo Zacharias Calil, elas devem retornar ao centro cirúrgico em três semanas.

Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil.

Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.



Cirurgia Siamesas Valentina Heloá Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E