Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Os documentos apontam que a embarcação foi atingida por vento de 145,08 quilômetros por hora, sendo que o tempo já havia sido previsto e amplamente divulgado

Comandante provocou naufrágio em barco que matou cinco moradores de Rio Verde

22/12/2022, às 15:34 · Por Redação

Polícia Civil conclui que o comandante do barco-hotel que naufragou e deixou sete pessoas mortas no Pantanal é responsável pelo acidente, pois ele estava ciente do mau tempo. Cinco das vítimas eram de Rio Verde, município do sudoeste de Goiás. Quatro delas eram da mesma família.

O relatório da corporação foi assinado no dia 20 de outubro deste ano pelo delegado Iago Adonis Ismerim dos Santos, do Mato Grosso do Sul. 

O acidente aconteceu em outubro do ano passado, quando um barco-hotel naufragou no Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense, durante vendaval ocorrido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia 21 pessoas na embarcação, sendo 12 delas goianas e nove moradores locais.

Ao concluir o inquérito, o delegado entendeu que Vitor, que era o comandante, é o autor do crime de homicídio culposo, mas como ele também morreu no acidente fica impossível o seu indiciamento e, por isso, o investigador enviou o processo ao Poder Judiciário e sugeriu pelo seu arquivamento.

O delegado juntou laudos de exame periciais e o Relatório de Inquérito Administrativo Sobre Acidentes e Fatos de Navegação, confeccionados pela Marinha, para concluir o inquérito.

Os documentos apontam que a embarcação foi atingida por vento de 145,08 quilômetros por hora, sendo que o tempo já havia sido previsto e amplamente divulgado. O delegado escreveu ainda que a responsabilidade de checar as condições meteorológicas era do condutor.

Ainda conforme a Polícia Civil, a causa do acidente foi a “imprudência” de Vitor, que conduziu o barco mesmo ciente do mau tempo e que ainda deixou de executar uma manobra que poderia garantir a segurança dos tripulantes e passageiros.

A causa da morte das sete vítimas foi apontado no laudo como sendo “afogamento em decorrência de acidente náutico”.


Imprudência Naufrágio Rio Verde
P U B L I C I D A D E