Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

MP pede absolvição de jovem acusado de matar pastora em Goiânia; órgão teve como base laudo do Tribunal de Justiça que considerou o acusado de incapaz de saber o que estava fazendo

MP pede absolvição de jovem acusado de matar pastora em Goiânia

14/12/2022, às 12:01 · Por Redação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu a absolvição do homem acusado de matar a pastora e mãe do cantor gospel, Delino Marçal. O crime aconteceu em janeiro deste ano, quando Matheus Macaúbas Lima Santos entrou na igreja em que Odete Rosalina Machado, de 79 anos, estava, a agrediu e matou. Além de pedir a absolvição do acusado, o MP solicitou a dispensa das testemunhas e vítimas listadas na denúncia.

O órgão alegou que Matheus Macaúbas foi considerado incapaz de saber o que estava fazendo no momento do crime. A justificativa foi baseada em um laudo emitido pela Junta Médica do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que considerou Matheus incapaz de entender e determinar o que estava fazendo. No laudo, ele foi diagnosticado com um tipo de esquizofrenia. Foi ainda identificado que ele possui alucinação auditiva e juízo crítico prejudicado.

A orientação dos médicos é de que ele seja internado em uma clínica psiquiátrica. O juiz considerou que a defesa do acusado não estava presente e acatou o pedido do Ministério Público de dispensar as vítimas e testemunhas de serem ouvidas. Além disso, deu o prazo de cinco dias para que o advogado de defesa se manifeste.

Segundo as investigações, Matheus Macaúbas invadiu a igreja onde a pastora estava e começou uma briga com um homem. Depois ele agrediu a idosa com um objeto de metal e fugiu. Na época, o delegado André Veloso disse que ele teve um surto psicótico e tentou matar a própria esposa e a enteada horas antes de invadir a igreja.

Um vídeo que circulava nas redes sociais mostrava o homem andando pelado na rua logo depois de cometer o crime. Matheus Macaúbas foi preso em flagrante horas depois. À época, ele foi indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar, lesão corporal e desacato.


Crime Absolvição MP TJ Goiás
P U B L I C I D A D E