Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação/Paulo José

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, os dois pacientes receberam tratamento e estão bem

Dois casos de sarampo em Goiânia: pai e filho passam bem e têm alta

31/08/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou, na manhã desta quarta-feira, 28, em coletiva de imprensa, dois casos de sarampo na capital. De acordo com a superintendência de Vigilância em Saúde, trata-se de um homem de 45 anos e o filho dele, de apenas um mês de vida.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, os dois pacientes receberam tratamento e estão bem. "Pai e filho receberam alta e não correm mais risco de transmissão da doença"," afirma.

A Vigilância Epidemiológica registrou, em 2019,18 casos, destes, oito continuam sob investigação e 10 já foram descartados, além dos dois confirmados. Ainda de acordo com Flúvia Amorim, a situação é de alerta, mas não de pânico. "Com os novos registros de casos da doença no Brasil, nós tivemos um aumento de 300% de procura pela vacina por parte da população aqui em Goiânia"," informa. "Vale lembrar que o único meio para prevenção é a vacina",' explica.

Seguindo a última recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas agora são recomendadas para crianças a partir dos seis meses de vida, que deverão repetir a dose com 12 meses e posteriormente aos 15 meses de vida. São consideradas vacinadas e protegidas as pessoas de 1 a 29 anos que têm duas doses de vacina tríplice/ou ter a viral registradas no cartão e pessoas de 30 a 49 anos com uma dose de tríplice viral.

Quem não tem as doses contra a doença registradas no cartão ou não recorda se recebeu a vacina pode procurar uma unidade de saúde para verificar a situação. Caso não haja registros no sistema, o paciente receberá uma nova dose.


Sarampo Secretaria Municipal de Saúde
P U B L I C I D A D E