Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Chapa do PL em Goiás pode ser anulada após suposta fraude de candidatura; Justiça Eleitoral pede cassação da chapa de deputados federais da sigla

Chapa do PL em Goiás pode ser anulada após suposta fraude de candidatura

01/12/2022, às 11:40 · Por Redação

Apesar do Partido Liberal (PL) ter elegido quatro deputados federais em Goiás, uma suposta fraude na cota de gênero pode derrubar a chapa e mudar a composição da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os requerentes acreditam que houve ‘candidatura laranja’ e pedem que não sejam contabilizados os votos do PL.

De acordo com a ação ajuizada pelo Patriota, Republicanos, Solidariedade e a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, ingressada na última terça-feira, 29, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o intuito é declarar que não seja contabilizado os votos do PL em razão de fraude por cota de gênero.

A ação investiga se o PL cometeu fraude de gênero, o que poderá resultar na anulação e recontagem de votos e, por consequência, a alteração da relação dos eleitos para deputado federal pelo PL que são: Gustavo Gayer, Professor Alcides, Magda Mofatto e Daniel Agrobom.

A fraude acontece quando alguns partidos indicam mulheres como candidatas, mas elas, na verdade, não participam do pleito, não fazem campanha para elas e ainda apoiam outros candidatos. O intuito desses partidos é apenas validar a chapa, cumprindo a cota mínima de 30%.


Política Eleições 2022 PL Cota de Gênero Deputados Federais Goiás
P U B L I C I D A D E