P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 20/09/24
Matérias
Agência Brasil/Ilustração

Em comparação ao mês de julho, houve um aumento de 256% na busca por vacinas contra sarampo na capital

Bebê de um mês é a segunda vítima de sarampo confirmada em Goiânia

29/08/2019, às 00:00 · Por Pedro Lopes

Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o segundo caso de sarampo em Goiânia. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 28.

A segunda vítima é um bebê de apenas um mês de idade, que esteve em contato com o primeiro homem infectado recentemente. Ambos, no entanto, passam por supervisão, não tiveram complicações da doença e estão bem.

Não havia registro da doença na região desde os últimos 21 anos. Por isso o alerta. Embora se não possa falar em epidemia, um único caso isolado da doença considerada praticamente extinta já pode ser considerado um surto.  

“São 21 anos sem casos de sarampo e por isso, uma única ocorrência pode ser considerada surto. Mas o fato de falar ‘surto’ não deve gerar uma situação de pânico ou correria. Não há necessidade porque tivemos um aumento significativo no número de doses aplicadas, principalmente agora no mês de agosto, mas isso nos acende uma situação de alerta para quem ainda não está protegido quanto ao sarampo”, declarou  a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, ao jornal o O Hoje.  

Cresce busca por vacinas
Em comparação ao mês de julho, houve um aumento de 256% na busca por vacinas contra sarampo na capital, somando cerca de 8 mil doses aplicadas naquele mês. O dado é Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Já sobre quem deve tomar a vacina, Amorim explica: “Hoje, a vacina está preconizada para crianças de seis meses até pessoas 49 anos. Devem se vacinar pessoas que estão nessa faixa etária e não tomou a vacina, pessoas que não sabem se tomou ou caso não tenha registro e fique em dúvida. Quem tem de 1 a 29 anos e tem duas doses da vacina registrada no cartão, ok. Está protegido! Quem tem de 30 a 49 anos e tem uma dose da vacina no cartão, ok. Protegido! Quem não está dentro desta situação, deve procurar uma unidade de saúde e se vacinar.


SMS Sarampo Vacina