Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

BioFabLab foi construído graças a um Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$ 390 mil, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Laboratório de bioinsumos da Embrapa acelera desenvolvimento da agricultura sustentável

25/11/2022, às 17:06 · Por Redação

O centro de pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão inaugurou esta semana, o Laboratório Multiusuário para Pesquisa e Desenvolvimento de Bioinsumos (BioFabLab), na Fazenda Capivara, sede da entidade no município de Santo Antônio de Goiás.

A construção do BioFabLab aconteceu graças a um Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$ 390 mil, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além de parceria com empresa privada, que ofereceu um biorreator para processar reações biológicas.

A estrutura do laboratório permite o escalonamento do processo de produção e desenvolvimento de insumos biológicos, podendo produzir desde pequenos volumes (100 ml) em frascos agitados, até volumes maiores (5 L) em biorreator de bancada ou em grande escala (220 L).

Os resultados alcançados serão dedicados a projetos de pesquisa da Embrapa e seus parceiros. Esse trabalho deve acelerar a chegada desses novos produtos biológicos até o produtor rural, além de promover o crescimento da agricultura sustentável com o uso de bioinsumos.

“Vamos conseguir acelerar o desenvolvimento de novos insumos biológicos para a agricultura e mais rápida inserção no mercado. A operação já começa na próxima semana, com foco em desenvolver bioinsumos em larga escala, que vão impulsionar inclusive projetos de pesquisa dentro da nossa fazenda experimental”, explica Marcio Cortes, analista da Embrapa Arroz e Feijão e coordenador do BioFabLAb.


Laboratório Bioinsumos
P U B L I C I D A D E