P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Família acredita que jovem foi vítima de homofobia, mas caso foi julgado como latrocínio

Dez anos após sua morte, livro do jornalista Lucas Fortuna é lançado em Goiânia

23/11/2022, às 07:18 · Por Redação

Livro do jornalista goiano Lucas Fortuna foi lançado em Goiânia nesta semana, dez anos após sua morte, em Pernambuco.O jovem, que era ativista do movimento LGBT+. 

O lançamento foi realizado na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG e o pai de Lucas, Avelino Mendes Fortuna, esteve presente, assim como amigos próximos.

A família sempre acreditou que o crime aconteceu por homofobia, mas assassinos foram julgados por crime de latrocínio.

O livro Mulheres Daqui é o trabalho de conclusão de curso de Lucas no curso de jornalismo da Universidade Federal de Goiás.

Mulheres Daqui conta a história de cinco mulheres de Santo Antônio de Goiás que se dedicam a trabalhos sociais e muitas vezes são discriminadas. Aplicando as técnicas de jornalismo literário, vai apresentando as personagens ao leitor de maneira envolvente.

Lucas foi achado morto no dia 18 de novembro de 2012 na praia de Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho (PE). Ela tinha viajado para atuar como árbitro em uma competição de vôlei. O corpo dele foi encontrado só de cueca, com sinais de agressão

O jornalista era ativista do movimento LGBT+ e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santo Antônio de Goiás, onde morava com a família.

Além disso, foi fundador do Grupo Colcha de Retalhos, que luta pela causa LGBT+ na UFG. Organizou diversas paradas gays na capital goiana e lutou pela aprovação do Projeto de Lei 122, que assegura a punição à homofobia no Brasil.


Lucas Fortuna Livro Goiânia
P U B L I C I D A D E