Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Estado pediu ao Ministério da Saúde 100 mil doses de Coronavac para grupo com idade de 3 a 4 anos, mas receberá apenas um terço desse quantitativo

Ainda com aumento de casos de Covid-19, Goiás terá pouco mais de 30 mil doses de vacinas para crianças

22/11/2022, às 11:25 · Por Redação

Ainda com o aumento de casos de Covid-19 em Goiás, o estado receberá apenas um terço das 100 mil doses de Coronavac que solicitou para o Ministério da Saúde (MS) para serem utilizadas na vacinação de crianças de 3 a 4 anos. No prazo de quatro semanas, o número de casos confirmados da doença em Goiás aumentou quase cinco vezes. Ele saltou, conforme levantamento do jornal O Popular, de 342 na segunda semana de outubro para 1,5 mil na segunda semana de novembro.

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) já havia informado que as crianças desprotegidas são uma preocupação do governo estadual. A pasta comunicou que no dia 10 de outubro fez o pedido de 100 mil doses da Coronavac. No dia 17 de novembro, o Ministério da Saúde liberou apenas 34,4 mil. A previsão é que a entrega aconteça nesta terça-feira, 22. Hoje, em Goiânia, a imunização de crianças com idade de 3 a 4 anos está suspensa por conta da falta de doses da vacina.

Em Aparecida de Goiânia, os estoques do imunizante estão baixos. No início de outubro, 215,9 mil doses de Coronavac foram descartadas em Goiás por conta da baixa adesão à imunização de crianças com idade entre 3 e 4 anos. A vacinação do grupo começou em julho. Mesmo assim, até agora, de acordo com o Painel da Covid-19, da SES-GO, apenas 11,6 mil (6%) das 178,2 mil crianças nesta faixa etária se protegeram com as duas doses de vacina contra a Covid-19.

No Brasil, a vacinação de qualquer criança com idade a partir de 3 anos pode ser feita com a Coronavac. Já a Pfizer pediátrica é liberada para crianças com idade de 5 a 11 anos. Existe ainda uma outra vacina da Pfizer liberada para bebês e crianças com idade de 6 meses a 3 anos, mas, por enquanto, portadores de comorbidades são o público alvo.


Covid-19 Vacinação Crianças Coronavac Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E