Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Agência Brasil

O RAI é composto por registrados da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC)

Goiás é o primeiro Estado a automatizar dados de desaparecidos em sistema nacional

28/08/2019, às 00:08 · Por Pedro Lopes

O Estado de Goiás é o primeiro a implementar a atualização  automática dos dados estaduais no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). A ação é encabeçada pela Ministério Público de Goiás e foi possível graças à equipe de informática da Secretaria de Segurança Estadual de Segurança Pública.

Agora, todo Registro de Atendimento Integrado (RAI) feito vai automaticamente para o sistema nacional online, acelerando o processo de identificação e busca de pessoas desaparecidas. O RAI é composto por registrados da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). O novo sistema está atuando desde o dia 12 último.

A gestão da Sinalid é acompanhada pelo Plid em Goiás, que opera ajudando as  promotorias na localização de pessoas, inclusão de registros de ocorrências no sistema nacional e para encontrar familiares de corpos identificados, mas ainda não buscados pelos responsáveis.

De acordo com a gestora operacional do Plid Goiás, Kérima Ferreira Sobrinho, “Esta integração, que irá conferir mais agilidade na obtenção de dados, servirá agora de modelo para os demais Estados”, afirmou. Levantamento feito pelo Plid Goiás mostra que foram registrados cerca de 500 atendimentos desde a sua criação, em junho de 2018.


Sinalid Desaparecidos
P U B L I C I D A D E