Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Conforme as prefeituras, será necessário deixar o nome em uma lista de espera nos postos de saúde. A vacinação de crianças com menos de 3 anos é restrita às que têm comorbidades

Bebês de Goiânia e Aparecida poderão se vacinar contra Covid-19 com ‘xepinha’

18/11/2022, às 09:22 · Por Redação

Goiânia e Aparecida de Goiânia terão a ‘xepinha’ da vacina contra a Covid-19 para crianças com idade de 6 meses a menores de 3 anos. Nos dois municípios, será preciso deixar o nome em uma lista de espera nos postos de saúde. Entretanto, as prefeituras reforçam que o esquema não é uma garantia de vacinação das crianças que estão fora do grupo prioritário. Por enquanto, o Ministério da Saúde liberou o uso do imunizante apenas em crianças que tenham comorbidades.

Na capital, a imunização do grupo começa nesta sexta-feira, 18. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a orientação é para que as unidades de vacinação façam, diariamente, uma lista nominal de crianças de 6 meses a menores de 3 anos sem comorbidades, que tenham interesse na ‘xepinha’. A lista deve conter no máximo nove nomes, pois cada frasco contém dez doses. Após as 17 horas, os responsáveis devem voltar ao posto onde inscreveram os nomes e, caso sobre algum frasco aberto, serão atendidos os primeiros nomes da lista, respeitando a quantidade de doses remanescentes.

O quantitativo de 2,2 mil doses de imunizantes foram entregues na capital para serem usadas nesta faixa etária. Mesmo assim, a SMS destacou que a ‘xepinha’ não é uma garantia de vacinação de crianças sem comorbidades, mas sim uma estratégia para evitar desperdícios. A pasta reforçou ainda, com o intuito de não gerar ansiedade nos pais e mães, que assim que o Ministério da Saúde enviar doses para este público, a vacinação estará disponível de imediato nos postos da cidade.

Em Goiânia, a vacinação do grupo acontece no Centro Municipal de Vacinação (CMV), Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães, Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Goiá e Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos, entre 8 e 17 horas. Rio Verde também irá adotar a prática da ‘xepinha’, seguindo a mesma lógica da capital. No município, a vacinação do grupo também terá início nesta sexta e é feita na Clínica da Família Benjamin Spadoni, no Bairro Martins, e na Clínica da Família Nenzinho Ribeiro, no Bairro São Tomaz, entre 8h e 16 h.

Já em Aparecida de Goiânia, a vacinação do grupo começou nesta quinta-feira, 17, e é realizada em sete locais diferentes. Para se candidatar à ‘xepinha’, é preciso procurar um desses locais e deixar o nome e telefone em uma lista. Caso a unidade tenha excedente de doses no fim do dia, eles irão ligar. É necessário levar os documentos de identificação da criança ou bebê.

Em Aparecida, a vacinação é realizada na Central de Imunização, Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As UBSs funcionam de segunda a sexta, entre 8h e 16 h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta, entre 8h e 18 h, e aos sábado, entre 8h e 13 h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta, entre 8h e 18 h.


Covid-19 Saúde Vacinação Xepinha Goiânia Aparecida Goiás
P U B L I C I D A D E