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Dez anos após primeira implantação na capital goiana, corredores do transporte coletivo ainda são utilizados irregularmente

Faixas de ônibus em Goiânia têm 220 multas por dia

16/11/2022, às 10:08 · Por Redação

As três faixas preferenciais do transporte coletivo, que contam com fiscalização eletrônica, seguem sendo utilizadas de forma irregular por motoristas de veículos particulares e registram uma média de 220 multas por dia. O levantamento feito pelo jornal O Popular mostra que o número é alcançado entre os meses de janeiro e outubro e ocorre depois de dez anos da implantação da primeira estrutura com as regras de preferência aos ônibus na cidade, em junho de 2012.

A primeira instalação foi a do Corredor Universitário, com o trecho de 2,5 quilômetros entre a Praça Cívica, no Setor Central, e o terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário. Esse corredor, inclusive, ainda é onde mais ocorre o uso indevido das faixas, com média diária de 143 ocorrências neste ano.

Os números deste ano já são maiores do que os registrados em 2021, quando a média diária de infrações registradas foi de 178, ou seja, 32 a menos do que neste ano por dia. No total, a quantidade de infrações aumentou em 23,9%, ao sair de 54.213 para 67.172, apenas levando em conta o uso irregular das faixas preferenciais do transporte coletivo.

Também no ano passado, o Corredor Universitário foi onde mais se captou invasões de motoristas no espaço destinado aos ônibus, com um total de 32.545 multas aplicadas contra as 43.605 entre janeiro e outubro deste ano, ou seja, uma alta de 34%. Válido ressaltar, no entanto, que o trecho é também onde se tem maior fiscalização, com os 35 equipamentos eletrônicos que verificam o espaço.

Ao Popular, o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, disse que o aumento das infrações no Corredor Universitário assusta. “Não faz muito sentido ter este tanto de infração mesmo neste corredor, que está tendo uso indevido mesmo”, afirma. Segundo ele, campanhas educativas que elucidam como os corredores devem ser utilizados sempre são bem-vindas e fundamentais. “Mesmo que já faça parte do cotidiano de Goiânia há dez anos, sempre surgem novos motoristas, pessoas de fora da cidade, então sempre precisa e não só em uma época específica”, avalia Mello.


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