Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Joaquim se formou em medicina em 1962 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Morre professor da UFG Joaquim Caetano, referência nacional em medicina tropical

10/11/2022, às 22:27 · Por Redação

Morreu na noite desta quarta-feira, 9, de infarto em Goiânia, o médico e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Joaquim Caetano de Almeida Netto, aos 87 anos. Ele era uma das principais referências do Brasil em medicina tropical. 


Joaquim era professor emérito da UFG e representou a instituição no combate ao surto de meningite no Brasil entre 1971 e 1974 e também era destaque em pesquisas sobre malária, doença de chagas e febre amarela. O médico também participou da criação do programa de pós-graduação do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPSTP) da UFG.


O professor foi autor da proposta aos conselhos superiores da UFG de criação da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). Joaquim se formou em medicina em 1962 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Ele realizou especialização em medicina tropical pela UFRJ, em 1964, e pós-doutorado pela UFG, concluído em 1970. O médico era professor titular da UFG desde 1996 e foi professor voluntário da instituição desde 2005


Nota da UFG


É com enorme tristeza que a Universidade Federal de Goiás (UFG) comunica o falecimento do docente aposentado do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e Professor Emérito da UFG Joaquim Caetano de Almeida Netto aos 87 anos na noite de quarta-feira (9/11).


Joaquim tornou-se professor da UFG em 1966 e concluiu o pós-doutorado nesta Instituição em 1970. Foi o primeiro receptor da Residência Médica em Medicina Tropical do Hospital das Clínicas da UFG, além de diretor e vice-diretor do IPTSP. 


O docente foi ainda o primeiro pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG e autor da proposta que resultou na criação da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O professor se aposentou em 2005, mas continuou lecionando voluntariamente a acadêmicos da pós-graduação até meados de 2010, quando recebeu o titulo de Professor Emérito outorgado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFG.


A UFG se solidariza com a família e amigos de Joaquim Caetano de Almeida Netto neste momento de pesar.


Luto UFG
P U B L I C I D A D E