Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Os adolescentes, um da comunidade calunga, de Cavalcante, e outro do colégio militar de Goianésia, integram a lista de 50 brasileiros

Estudantes goianos de escola pública serão embaixadores de programa e viajam aos Estados Unidos

07/11/2022, às 15:34 · Por Redação

Dois adolescentes de Goiás que estudam em escolas públicas irão compor lista de 50 jovens selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos do grupo de Jovens Embaixadores 2023 e farão um intercâmbio de três semanas no país da América do Norte em janeiro de 2023.

Jean Pereira dos Santos, de 16 anos, é da comunidade quilombola calunga de Cavalcante, no Nordeste do estado; e Sérgio Pereira de Andrade Filho, é de Goianésia, município do Centro-Norte de Goiás.

Selecionados participam de oficinas sobre o Brasil Segundo a embaixada norte-americana, a programação completa será realizada de 10 a 29 de janeiro de 2023. Primeiro, os 50 jovens vão passar por uma orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília. O embarque para a capital dos EUA, Washington, D.C. será no dia 13.

Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.

O programa Jovens Embaixadores, criado em 2003 pela Embaixada e Consulados do Estados Unidos no Brasil, tem como alvo estudantes criativos da rede pública de ensino que desenvolvem ideias, produtos ou serviços que beneficiam toda a sua comunidade. O foco dessas ações são inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.

Implantado em todos os países do continente americano, já levou para intercâmbio nos Estados Unidos 748 jovens brasileiros de todo o Brasil, em 21 anos de existência. Há um programa inverso, que traz jovens estudantes norte-americanos para conhecer a realidade da América Latina. O programa conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-EUA e da USBEA, a rede de ex-bolsistas de programas de intercâmbio do governo norte-americano.


Estudantes Embaixadores Estados Unidos
P U B L I C I D A D E