Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A eleição do procurador da República aconteceu na última sexta-feira (7), em Genebra, na Suíça

Goiano é só o 2º brasileiro eleito para comitê do conselho de Direitos Humanos da ONU

12/10/2022, às 23:38 · Por Redação

O procurador da República goiano, Aldo de Campos Costa,  foi eleito para participar do Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aos 47 anos, ele conta ter sido o segundo brasileiro e o primeiro goiano a ocupar o cargo de perito independente.

"É uma honra inigualável servir ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. É uma missão que propicia desafios instigantes e que ao mesmo tempo desperta um grande senso de responsabilidade", disse.

A eleição do procurador da República aconteceu na última sexta-feira, 7, em Genebra, na Suíça.

Por ter tido duas audiências Tribunal Regional Federal (TRF) no dia, ele conta que acompanhou a eleição à distância, por meio da TV ONU.

Aldo nasceu em Itumbiara e morou em Goiânia até os 17 anos, onde estudou os ensinos fundamental e médio. Após concluir seus estudos na escola, em 1995 ele se mudou para a capital paulista, onde cursou direito na Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente ele se divide entre Brasília, no Distrito Federal, e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, morando de segunda a quarta-feira em uma cidade, e de quarta a sexta-feira em outra. Isso, porque além de atuar como procurador da República no órgão localizado na cidade carioca, ele auxilia o procurador-geral da República, Augusto Aras, e é secretário adjunto de Relações Institucionais do Ministério Público da União (MPU).

Antes de ingressar em cargos públicos, Aldo advogou por dez anos, entre 2000 e 2010, na área do Direito Criminal. Neste período, chegou a atuar como pesquisador visitante no Instituto Max Planck para o Estudo do Crime, Segurança e Direito, na Alemanha. Além disso, foi professor substituto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) entre 2002 e 2006.

O Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) é um órgão de aconselhamento especializado que foi criado em 2007. Ao ser eleito como perito independente do comitê, Aldo de Campos Costa será um dos 18 especialistas que devem atuar em apoio ao conselho.

No cargo, ele deve participar da prdução de estudos e pesquisas sobre temas relevantes da agenda do Conselho, bem como sobre outros temas de interesse desse órgão das Nações Unidas.


ONU Direitos Humanos Comitê
P U B L I C I D A D E