P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Estação de tratamento de água de Caldas Novas inundada

Caldas Novas ficou mais de 40 horas sem agua após estação de tratamento inundar

08/10/2022, às 12:01 · Por Redação

Uma das principais cidades turísticas de Goiás, Caldas Novas, ficou mais de 40 horas sem água após estação de tratamento ficar inundada. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae), o problema de abastecimento foi causado após um dos motores da estação de bombeamento do Ribeirão Pirapetinga estourar. O problema aconteceu por volta das 2h da manhã de quinta-feira, 7.

Devido ao problema mecânico, a casa de máquinas da estação ficou completamente inundada, com a água alcançando cerca de 1,5 metro de altura, e impediu o fornecimento de água aos 18 reservatórios da cidade. Com o impedimento do fornecimento de água aos reservatórios, a água que estava dentro deles chegou a ser totalmente consumida pela população. Ao G1 Goiás, a Demae explicou que o motores que apresentou problema mecânico foi levado para a capital para secarem em uma estufa, mas já estão em processo de instalação na estação.

"Desligamos ele na mesma hora e mandamos ele para Goiânia, que tem mais estrutura para manutenção", explicou o diretor da Demae, Rafael Marra. Por receber milhares de turistas diariamente, Caldas Novas possui 223 locais de hospedagem, entre eles hotéis, pousadas e casas de aluguel de temporada. No entanto, a prefeitura esclareceu que a maioria dos locais de hospedagem possuem sistema próprio de abastecimento e não estão sendo afetados. Quem mais sofreu com a falta de água foi a própria população, empresas e comércio em geral.

Em nota divulgada na manhã deste sábado, 8, a Prefeitura de Caldas Novas informou que nesta madrugada o "sistema de captação de água do Demae voltou a funcionar, e o abastecimento de água em toda cidade deve ser normalizado nas próximas horas".

Para contornar o problema, foi necessário recuperar os motores danificados, além de restaurar danos causados ao comando elétrico do Demae. As informações são do presidente do órgão, Rafael Marra, e constam na nota oficial divulgada pela prefeitura. O serviço de abastecimento deve ser normalizado em todo município dentro de algumas horas.


Inundação Estação de Tratamento Demae Caldas Novas Goiás
P U B L I C I D A D E