Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás realizou na manhã da última segunda-feira, 3, o curso sobre combate à queimadas para a equipe de brigadas de incêndio da Universidade Federal de Goiás

Corpo de Bombeiros de Goiás promove treinamento para brigada de incêndio da UFG

06/10/2022, às 13:31 · Por Redação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou na manhã da última segunda-feira, 3, o curso sobre combate à queimadas para a equipe de brigadas de incêndio da Universidade Federal de Goiás (UFG). O grupo da universidade é formado por membros da Escola de Agronomia (EA), Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH), Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) e Secretaria de Infraestrutura da UFG (Seinfra/UFG). 

O objetivo do encontro foi proporcionar uma troca de experiências, algo que foi ressaltado pelo secretário da SDH, Elias Magalhães, que considera que esse diálogo é importante para a segurança da UFG, mas também dos próprios profissionais. O treinamento contou com atividades teóricas e práticas, com a apresentação de conceitos da área, tipos de vegetação e formas de combate a incêndios. Todos os participantes receberam certificado de participação.

Durante a aula teórica, o capitão Henrique Alves de Oliveira explicou o que de fato é um incêndio florestal, sendo especificamente todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, provocado por ações humanas ou naturais. No entanto, 99% das queimadas são de origem humana, sendo apenas 1% causadas por raios ou fatores naturais diversos. Isso evidencia que é necessário uma maior atenção para questões referentes à conscientização da população para que o cenário seja amenizado. Aliado a isso, é preciso que sejam intensificadas as ações de capacitação.

A segunda parte do treinamento foi conduzida pelo tenente Ivalci Junio Martins França, que exibiu equipamentos de combate a incêndio e suas formas de uso. Voluntários puderam utilizar as ferramentas e tirar dúvidas, pois a equipe do Corpo de Bombeiros defende que não basta ter o equipamento sem instrução, já que se usados de forma incorreta, podem aumentar focos e colocar o combatente em perigo. 

Com isso em mente, a equipe do Corpo de Bombeiros doou abafadores para a UFG e explicou seu funcionamento. O equipamento é usado no combate direto ao fogo e se trata de uma tira retangular de borracha com furos acoplada em um cabo para que as áreas queimadas possam ser apagadas justamente com o abafamento, ou seja, a perda de oxigênio.

Para finalizar o treinamento e colocar em ação o que foi aprendido na junção de teoria e prática, o Corpo de Bombeiros promoveu uma atividade real de combate a incêndios. Um foco controlado foi gerado em uma área de vegetação da Escola de Agronomia da UFG, sob supervisão de profissionais. A intenção foi mostrar a efetividade dos equipamentos e quais os passos fundamentais para o sucesso de ações deste tipo.


Corpo de Bombeiros UFG Combate ao Fogo Goiás
P U B L I C I D A D E