Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Em 2018, o MDB havia conquistado apenas três cadeiras na Assembleia Legislativa e nenhum deputado federal

Vice-governador eleito, Daniel Vilela devolve protagonismo ao MDB goiano

04/10/2022, às 15:08 · Por Eduardo Horácio

Maior partido de Goiás, o MDB foi um dos grandes vencedores das eleições deste domingo, 2, no Estado. Além de eleger o vice-governador Daniel Vilela, a legenda conquistou a maior bancada na Assembleia Legislativa (com 7 cadeiras) e voltou a ter bancada federal. 

Partido histórico no Estado, o MDB perdeu suas duas maiores lideranças em 2021 com as mortes dos ex-governadores Maguito Vilela e Iris Rezende. Um ano depois, sob o comando do ex-deputado federal Daniel Vilela, a legenda se reabilita nas urnas com diversas conquistas. 

A vitória mais importante é do próprio Daniel Vilela para vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), reeleito em primeiro turno, com 51,8% dos votos válidos. Com Daniel, o MDB retorna ao governo estadual após amargar um jejum de 28 anos. A última vez que o partido comemorou uma vitória em nível estadual foi com Maguito, em 1994. 

Legislativo

A partir de fevereiro, o MDB terá a maior bancada na Assembleia Legislativa com sete parlamentares eleitos, um a mais que o União Brasil, que elegeu seis. Foram eleitos Lucas do Vale, Lucas Calil, Issy Quinan, Amilton Filho, Charles Bento, Lineu Olímpio e Thiago Albernaz. Os emedebistas representam diversas regiões do Estado, entre elas, o Sudoeste, o Vale do São Patrício, a região da Estrada de Ferro, além de Anápolis e da Capital. 

Em 2018, o MDB havia conquistado apenas três cadeiras na Assembleia Legislativa e nenhum deputado federal. Agora o partido também volta a eleger representantes no Congresso Nacional. O deputado federal Célio Silveira, que chegou ao MDB em março passado, conseguiu a reeleição. Além dele, a estreante Marussa Boldrin, empurrada pelo agronegócio, também foi eleita. 

A eleição de representantes para a Câmara Federal tem impacto direto no fundo eleitoral nacional e, consequentemente, local para as próximas eleições. Com o vice-governador, nove parlamentares eleitos e fundo partidário maior, o MDB terá condições de avançar ainda mais nas eleições municipais de 2024.


MDB Eleições 2022 Daniel Vilela
P U B L I C I D A D E