Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Central Digital de Controle do Trânsito envolve pacote com 12 ações prioritárias, como sistema de monitoramento das vias com rastreamento de veículos furtados, velocidade média, fiscalização eletrônica, e contagem por tipo de carros

Prefeitura deve implantar 80 semáforos inteligentes e rastrear veículos roubados em Goiânia

23/09/2022, às 16:17 · Por Redação

A prefeitura de Goiânia lançou nesta semana,  a Central Digital de Controle do Trânsito, um conjunto de 12 ações que visa tornar tráfego na capital mais inteligente e tecnológico. A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, no 6º andar do Paço Municipal. A projeção do valor do investimento anual, com todas as ações, é  de R$ 60 milhões.

“Objetivo não é multar, e sim garantir ordenamento seguro, fluidez e segurança no trânsito. Por isso, é importante a implantação e divulgação desses avanços em tecnologia, para que o cidadão conheça as facilidades de cada ação e seus desdobramentos”, frisa Horácio Mello.

Na prática, a Central Digital de Controle do Trânsito envolve um pacote com 12 ações prioritárias. Entre elas, um sistema de monitoramento das vias com rastreamento de veículos furtados, velocidade média, fiscalização eletrônica, e contagem por tipo de carros.

Entre as melhorias a serem implantadas, destaca-se a modernização do sistema semafórico de Goiânia, com o afinamento automático da sincronização (onda verde) nos sinais, e solução de problema histórico, as “quedas” dos sinaleiros por falta de energia (instalação de Nobreaks).

Ainda de acordo com Horácio, as tecnologias são complementares, por isso, o sistema é construído em etapas. “Neste ano, serão lançadas a digitalização da área azul, e o uso de drones para contagem de origem e destino e fiscalização”, anuncia.



Prefeitura de Goiânia Mobilidade
P U B L I C I D A D E