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O consumidor consegue registrar uma reclamação também na plataforma Procon Web

Procon Goiás registra mais de 25 mil denúncias contra ligações de telemarketing

20/09/2022, às 13:59 · Por Redação

O Procon Goiás registrou, desde o início do ano até a primeira semana de setembro, mais de 25 mil denúncias, dúvidas e reclamações de consumidores contra ligações de telemarketing. O número se aproxima do total registrado em 2021, quando o órgão de defesa do consumidor recebeu 27.254 demandas contra prática abusiva das operadoras de telefonia.

Inclusive, é possível solicitar o bloqueio de telemarketing por meio do proconweb.ssp.go.gov.br. Nele, o consumidor pode cadastrar até três números de telefone da mesma titularidade para impedir as ligações indesejadas. Após o pedido, as empresas têm prazo de 30 dias para cumprir a legislação.

"Os consumidores não podem ser importunados com várias ligações de ofertas de produtos e serviços ao longo do dia, pois essa é uma prática considerada abusiva. É muito importante que, após o pedido de bloqueio, passado o prazo e as empresas continuarem desrespeitando o desejo do consumidor, o Procon seja acionado para tomar as providências", orienta Levy Rafael, superintendente do Procon Goiás.

Se as ligações persistirem, os consumidores devem registrar uma reclamação, também na plataforma Procon Web, para que seja instaurado um processo administrativo contra a empresa. O desrespeito pode culminar em multa que veria de R$ 754 a R$ 11,3 milhões, dependendo do faturamento econômico da reclamada. Neste ano, mais de 5,3 mil pedidos foram realizados.


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