Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Ricardo Stuckert

Ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles participou, nesta segunda-feira, 19, em São Paulo, de encontro com oito ex-candidatos à Presidência da República; desses, seis candidataram em 2018

Em ato de apoio a Lula, Meirelles diz que população quer emprego e renda

20/09/2022, às 09:15 · Por Redação

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles (União Brasil), que é de Goiás, defendeu nesta segunda-feira, 19, a gestão econômica dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao explicar o motivo pelo qual declarou apoio ao ex-presidente nestas eleições. O encontro reuniu oito ex-presidenciáveis, desses, seis candidataram à Presidência da República em 2018.

“Na minha opinião, o que interessa à população é emprego, renda e melhor padrão de vida. E mostrar quem faz, quem realiza”, afirmou Meirelles em uma série de publicações no Twitter após o encontro. “Eu acredito em fatos. Eu olho e vejo os resultados. Isso me fez participar hoje do evento de apoio ao Lula com tranquilidade e confiança, porque sei o que funciona, e o que pode funcionar no Brasil”, publicou o goiano.

Meirelles, Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT) e João Goulart Filho (PCdoB) fazem parte do grupo de ex-candidatos à Presidência da República em eleições passadas que declarou voto em Lula. O União Brasil, partido de Meirelles, tem candidata própria a presidente, a senadora Soraya Thronicke.

Na publicação no Twitter, Meirelles lembrou os oito anos durante os quais trabalhou no governo Lula, de 2003 a 2010. “Neste período, mais de dez milhões de empregos foram criados no Brasil. Isso é um fato inquestionável”, escreveu. “Quarenta milhões de pessoas saíram da linha da pobreza, o que mudou a vida do país por um longo tempo. Tivemos no país um crescimento médio de 4%, que é relevante – e o último ano, em 2010, foi de mais de 7%”.

Meirelles rememorou ainda que, com uma meta de inflação de 4,5% de 2005 a 2010, o Brasil registrou inflação média de 4,5%. “Isso é impressionante, e em longo prazo a inflação na meta é a que gera mais emprego”. O ex-presidente do Banco Central afirmou ainda que, ao quitar a dívida de US$ 30 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI) nos anos Lula, “o Brasil decretou sua independência financeira”. Lembrou também da crise de 2008 e disse que o país encarou o momento “com sucesso”. “O Brasil teve a menor e mais curta recessão no mundo”, concluiu.


Política Eleições 2022 Ex-Presidenciáveis Lula Henrique Meirelles Guilherme Boulos Luciana Genro Cristovam Buarque Marina Silva Geraldo Alckmin Fernando Haddad João Goulart Filho
P U B L I C I D A D E