Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Quantidade de médicos e enfermeiros para cada mil habitantes em Goiás está abaixo da média nacional

Entre estados, Goiás tem baixa oferta de médicos

18/09/2022, às 16:46 · Por Redação

A quantidade de médicos e enfermeiros para cada mil habitantes em Goiás está abaixo da média nacional. Enquanto no Brasil existem 2 médicos e 1,4 enfermeiro para cada mil habitantes, em Goiás são, respectivamente, 1,8 e 1,1. Os dados, de 2020, são do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Especialistas apontam que o impacto é sentido, principalmente, na atenção primária.

Ao jornal O Popular, o diretor de Políticas Públicas do Ieps, Arthur Aguillar, disse que um número menor de médicos e enfermeiros atinge principalmente as atividades relacionadas à Estratégia da Saúde da Família (ESF), que são atribuições dos municípios. “Vemos o aumento de complicações relacionadas a doenças como diabetes e hipertensão, o que colabora para uma sobrecarga no sistema”, afirma.

Em Goiás, a cobertura da atenção primária apresentou retração na última década. A taxa caiu de 77%, em 2010, para 73%, em 2020, valor abaixo da média registrada no Brasil (76%). No ano retrasado, o estado foi o 9º com a menor despesa em saúde por habitante (R$ 353).

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Luzinéia Vieira, afirma que todos esses fatores interferem na qualidade do serviço oferecido. “Com recursos escassos e os profissionais sobrecarregados, os pacientes sentem diferença no atendimento”, disse.

Goiás foi o segundo pior colocado do país no que diz respeito à razão de profissionais de enfermagem para cada mil habitantes. O número ficou em 1,1, perdendo apenas para o Pará, onde a razão foi de 0,8. “O que acontece é que a maioria dos locais contrata apenas um enfermeiro para cuidar de todo um setor e preenchem as outras vagas com técnicos”, destaca Luzinéia.


Médicos Enfermeiros Saúde Goiás
P U B L I C I D A D E