P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Segundo a ação civil pública, a diretora teria justificado o ato ilegal como sendo a "única forma de manter alunos no colégio"

MP pede afastamento de diretora que criou 'cantinho para fumantes' em escola de Cachoeira de Goiás

16/09/2022, às 10:01 · Por Redação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu à Justiça de Goiás o afastamento da diretora de uma escola de Cachoeira de Goiás, no Oeste goiano. Segundo a Ação Civil Pública (ACP), Maria das Vitórias do Nascimento não apenas teria conhecimento da existência de um “cantinho para fumantes” na escola, como “corrobora com ele”. A ação foi proposta pelo promotor de Justiça Ricardo Lemes Guerra no dia 13 de setembro, mas divulgada pelo Ministério Público somente nesta quinta-feira, 15.

Segundo o documento, a diretora teria justificado o ato ilegal ao Conselho Tutelar como sendo a “única forma de manter os alunos no interior do colégio, evitando uma possível evasão escolar”. Sobre a existência do espaço para fumantes na escola, a Secretaria Regional de Educação, com sede em São Luís de Montes Belos, disse ao G1 que teria conhecimento sobre o “cantinho para fumantes”.

O órgão ainda informou que teve conhecimento do fato por meio de denúncias do Conselho Tutelar da cidade realizadas no dia 26 de agosto. Na ação civil, o promotor justificou o pedido de afastamento ao pontuar que, além de um ilegal, esse “cantinho para fumantes” seria uma forma de incentivar os alunos ao tabagismo.

O órgão ainda solicitou à Justiça que determine ao Estado de Goiás a exoneração da diretora e que obrigue a direção do colégio a cumprir as regras proibitórias ao consumo de cigarros pelos alunos no interior da escola. No documento ainda é pedido pelo órgão que os referidos sejam notificados a darem cumprimento imediato à medida, sob multa diária de R$ 50 mil a ser revertida ao Fundo Municipal de Educação.


MP-GO Justiça Cantinho para Fumantes Cachoeira de Goiás
P U B L I C I D A D E