Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Rio Meia Ponte, que abastece a Grande Goiânia, entrou em nível crítico II

Rio Meia Ponte atinge nível critico 2 depois de 4 meses de estiagem em Goiânia

14/09/2022, às 11:06 · Por Redação

O Rio Meia Ponte, que abastece a Grande Goiânia, entrou em nível crítico II. Isso porque não chove há 120 dias. Atualmente, o volume de água é de 3.966 litros por segundo. Ele estava em nível crítico I desde o dia 23 de agosto. Segundo o presidente do Comitê da Bacia do Rio Meia Ponte, Fábio Camargo, neste índice, quem faz a captação direta do manancial tem de reduzir a captação em 25%. Isso vale para a produção agrícola e indústrias.

Neste patamar, a Saneago também é obrigada a enviar o Plano de Racionamento para a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) analisar e aprovar. O Rio está há dois níveis do índice de racionamento de água, que começa no crítico IV, quando a vazão chega a 2 mil litros por segundo.

Em nota ao jornal O Popular, a Saneago afirmou que o abastecimento em Goiânia permanece regular, mesmo após o Rio Meia Ponte atingir o nível crítico 2, nesta segunda-feira, 12. “A Companhia tranquiliza a população e esclarece que continua autorizada a captar a mesma quantidade de água para o abastecimento público (2.000 l/s). O Nível Crítico 2 determina a redução na vazão captada apenas para os demais usuários do manancial, em 25%”, disse.

“Na Capital, 66% da população é abastecida com água proveniente do Ribeirão João Leite, enquanto 34% recebe água do Rio Meia Ponte. Isso porque, para maior garantia da estabilidade no abastecimento dos goianienses, os sistemas estão interligados, por meio de uma adutora de integração. Quando acionada – havendo necessidade durante a estiagem – essa adutora reforça o Sistema Meia Ponte com 800 litros por segundo”, explicou a Saneago. 


Rio Meia Ponte Nível Crítico Estiagem Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E