Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Amostras de casos suspeitos de Varíola dos Macacos em Goiás eram encaminhados para análise em Brasília

Goiás deve iniciar no dia 14 os testes para detectar varíola dos macacos

10/09/2022, às 17:29 · Por Redação

Instalado em Goiânia, o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu os primeiros kits para detecção Monkeypox, conhecida popularmente como Varíola dos Macacos, e, conforme está previsto pela SES, os testes devem ser iniciados no próximo dia 14.

Com as análises realizadas em Goiás, não haverá necessidade de enviar amostras de pacientes do Estado para Brasília, como é feito atualmente. Com isso, a tendência é que os resultados de casos suspeitos de ligação com a Varíola dos Macacos saiam mais rápido.

O diagnóstico da varíola dos macacos é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O diagnóstico molecular (chamado tecnicamente de RT-PCR) é considerado a técnica padrão ouro para a detecção de vírus.

Boletim

De acordo com o mais recente boletim da SES-GO, divulgado na sexta-feira, 9, Goiás soma 324 casos confirmados de Monkeypox. Os pacientes têm entre 3 e 64 anos, sendo 316 homens e oito são mulheres.

Além dos casos confirmados, a SES acompanha 482 casos suspeitos no Estado, sendo a maioria na capital. No Brasil, os casos de Monkeypox superam a marca de 5,8 mil confirmações. No mundo, conforme atualização mais recente, já são mais de 56,4 mil casos da doença.


Varíola dos Macacos Monkeypox Casos Testes Lacen Goiás
P U B L I C I D A D E