Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Governo teme que doses da Coronavac que vencem no final de setembro sejam desperdiçadas por conta da baixa adesão da população à vacinação contra a Covid-19

Baixa procura pode ocasionar o vencimento de mais de 300 mil doses de vacinas em Goiás

31/08/2022, às 14:14 · Por Redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), teme que doses da Coronavac que vencem no final de setembro sejam desperdiçadas por conta da baixa adesão da população à vacinação contra a Covid-19. Há cerca de um mês e meio, a SES enviou 346 mil doses da Coronavac para as cidades goianas. 

Conforme ela, o quantitativo é suficiente para aplicar a primeira dose e parte da segunda dose nas 209 mil crianças com idade entre 3 e 4 anos do estado, que são o público-alvo. Entretanto, até agora, apenas 21,5 mil (12%) procuraram pela primeira dose e 1,7 mil (1,1%) pela segunda.

Ao jornal O Popular, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, alertou para o fato de que não se sabe quando novas doses de Coronavac serão enviadas pelo governo federal. No momento, o imunizante é o único liberado para ser administrado em crianças com 3 e 4 anos.

“Não podemos garantir quando novas doses irão chegar. Caso essas crianças não se vacinem agora e essas doses sejam perdidas, elas (crianças) correm o risco de ficar sem o acesso à vacina por um tempo”, afirmou, lembrando que recentemente, a Pfizer pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para incluir a faixa etária de 6 meses a 4 anos de idade na indicação da sua vacina contra Covid-19, a Comirnaty.

Entretanto, até que saia uma decisão, crianças com menos de 3 anos ainda não estão liberadas para se vacinarem contra a doença, e aquelas com 3 e 4 anos só podem se vacinar apenas com a Coronavac e muitas dessas doses podem ser descartadas.


Covid-19 Vacina Saúde SES Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E