Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Candidato ao governo de Goiás Gustavo Mendanha fez proposta pelas redes sociais, aliviando empresa que presta serviço considerado abaixo da crítica no fornecimento de energia elétrica

Mendanha sugere que Goiás faça investimento bilionário que cabe à Enel

24/08/2022, às 14:01 · Por Redação

O candidato ao Governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) tem feito muitas declarações polêmicas neste início oficial de campanha eleitoral. Depois de colocar em xeque a segurança das urnas eletrônicas e criticar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agora usa as redes sociais para mencionar aporte de ao menos R$ 2 milhões, em tese à Enel, para expandir a rede de transmissão de energia elétrica em Goiás.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia acredita que este seria um caminho para resolver o sério problema de falta de emergia no estado e faria o aporte na hipótese de ser eleito governador de Goiás. Entretanto, cabe à concessionária, por contrato, fazer os investimentos para garantir a prestação do serviço com qualidade, não ao poder público. Além disso, conforme especialistas, o gargalo na energia não advém da falta de linhas de transmissão.

Mendanha pegou carona em declaração do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) durante entrevista ao Jornal O Popular/Rádio CBN. Na ocasião, o candidato a reeleição afirmou que a escassez de energia e a qualidade duvidosa do serviço prestado pela Enel seriam limitadores para o crescimento de Goiás. “Investir em 800 km de novas linhas de transmissão, construir 12 novas subestações de energia e reformar outras 20”. Esta seria a solução para o problema, conforme postagem do postulante ao governo.

Acontece que para tal investimento, que, reforçando, caberia à Enel, o estado teria que lançar mão de aproximadamente R$ 2 bilhões. A tomada de responsabilidade pelo Executivo pode se justificar pela relação de Mendanha com presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, e um dos principais aliados e fiadores da campanha do ex-prefeito de Aparecida.

Mabel, inclusive, já deixou clara a posição de defensor da Enel, ao ponto de promover, recentemente, audiências públicas em defesa da empresa, em aparente resposta a declarações de Caiado. O governador disse que vai trabalhar em Brasília para a empresa perder a concessão, já que não cumpriu as metas de qualidade do serviço registradas em contrato.


Política Eleições 2022 Gustavo Mendanha Proposta Enel Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E