P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Divulgação

Inauguração da ciclovia entre os câmpus Samambaia e Universitário deve acontecer no dia 14 de dezembro, diz gestão da UFG em conjunto com a Prefeitura de Goiânia

Goiânia pode ganhar ciclovia de 8km entre os câmpus Samambaia e Universitário da UFG

14/08/2022, às 17:33 · Por Redação

Uma ciclovia de 8km deve ser construída entre o Setor Universitário e a Vila Itatiaia em Goiânia. A informação foi divulgada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que prevê o início das obras para o mês de setembro. O corredor que interligará o Câmpus Colemar Natal e Silva ao Câmpus Samambaia é mais uma opção para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

O projeto de mobilidade foi desenvolvido pelo Escritório de Projetos Arquitetônicos da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, que apresentou a ideia para os representantes da Prefeitura de Goiânia. Segundo a Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, as ações de ambas as partes foram alinhadas na última reunião, realizada no início de agosto. "A previsão de inauguração é para 14 de dezembro, dia do aniversário da UFG", disse.

De acordo com a gestão da UFG, o recurso para implantação da ciclovia virá por meio de emenda parlamentar do vereador Anselmo Pereira. Além disso, o orçamento ainda está sendo definido e analisado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade.

O coordenador do Laboratório de Projetos da FAV, Camilo Amaral, afirma que há necessidade de implementação da ciclovia por causa do crescente volume de automóveis nas ruas e o tempo de deslocamento dentro da capital. Além disso, segundo ele, o projeto trará diversos benefícios para Goiânia, dentre eles estão a valorização de áreas urbanas e o aproveitamento do potencial turístico.

Camilo também destacou que Goiânia é uma cidade que possui vantagens para a implementação de ciclovias, como a topografia plana e um uso de bicicletas acima da média nacional, embora o município ainda tenha pouca infraestrutura para acomodar os ciclistas. “Entendemos que é um projeto chave. Nós temos hoje, na UFG, um perfil de estudantes com maior dificuldade econômica e as ciclovias seriam muito importantes para o uso deles”, complementou.


Ciclovia UFG Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E