Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Plataforma Diap aponta a atuação dos parlamentares do Congresso Nacional quanto as matérias de interesse dos trabalhadores

Vanderlan Cardoso votou 100% contrário ao trabalhador no Senado, aponta Diap

13/08/2022, às 15:05 · Por Redação

Dos três parlamentares por Goiás no Senado, dois deles, os senadores Vanderlan Cardoso (PSD) e Luiz do Carmo (PSC), votaram 100% contra as principais propostas de interesse dos trabalhadores que tramitaram na Casa nos últimos três anos. Já o senador Jorge Kajuru (Podemos) apoiou 66,6% dos projetos que tratavam dos direitos trabalhistas. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela plataforma “Quem foi quem no Congresso Nacional”, lançada nesta semana pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Vanderlan Cardoso, que apoia o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Major Vitor Hugo (PL), mesmo o seu partido ter firmado aliança à candidatura de reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), foi favorável pela privatização do saneamento básico e da Eletrobrás, além de ter votado contra os trabalhadores na flexibilização das relações de trabalho, com a Carteira Verde Amarela, nas novas regras para o teto de gastos e na reforma da previdência, que tratava de aposentadorias e pensões.

O senador Jorge Kajuru votou favorável à privatização do saneamento básico e contra a privatização da Eletrobrás. Quanto às matérias de interesse ao trabalhador, o parlamentar foi a favor do projeto que tratou do trabalho voluntário remunerado e na flexibilização das relações de trabalho, com a Certeira Verde Amarela. Por outro lado, foi contrário ao trabalhador nas matérias que tratavam das novas regras para o teto de gastos e na reforma da previdência, que tratou de aposentadorias e pensões.

Luiz do Carmo
O senador Luiz do Carmo, que deixa o Senador em dezembro, seguiu a mesma linha de Vanderlan Cardoso, conforme o Diap, que entre os critérios que definiram as matérias para fazer o termômetro do comportamento dos parlamentares em relação aos trabalhadores, considerou a importância dos projetos sob os pontos de vistas político, econômico, social, o registro nominal do voto de cada parlamentar e o grau de disputa entre oposição e situação.

Lançamento
Durante a solenidade de lançamento, o presidente em exercício do Diap, Rodrigo Britto, revelou que a plataforma tem como objetivo auxiliar os eleitorers na definição do voto a partir do monitoramento da atuação e votação de senadores e deputados (a plataforma também avalia a atuação parlamentar dos deputados federais).


Senado Jorge Kajuru Vanderlan Cardoso Diap Trabalhadores
P U B L I C I D A D E