Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Com as atualizações da SES, Goiás já contabiliza 51 registros da varíola dos macacos

Goiás chega a 51 casos de varíola dos macacos

09/08/2022, às 09:17 · Por Redação

O número de confirmações de varíola dos macacos é crescente em Goiás. Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira, 8, pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), 13 novos casos foram confirmados desde a última sexta-feira, 5. Com as atualizações, o Estado já contabiliza 51 registros da doença. Além disso, 165 casos são investigados para saber se há alguma relação com o vírus. Goiânia tem o maior número de confirmações, sendo 44.

A quantidade de suspeitos também alcança a maior faixa do estado, sendo 89. Aparecida de Goiânia tem quatro confirmações e 15 com suspeita de terem contraído o vírus. Inhumas, Itaberaí e Luziânia tem um caso cada. Todos os confirmados são homens, na faixa dos 23 a 43 anos. Outras 33 cidades estão no radar da SES-GO com casos suspeitos. Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, é a cidade do interior com o maior número de suspeitos, sendo cinco pacientes.

A SES-GO realiza o monitoramento diário dos casos e os exames de diagnósticos são enviados para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para análise. A varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox e os sinais e sintomas podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados.


Varíola dos Macacos Monkeypox Saúde Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E