P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Foto: Carlos Costa

Os painéis e flâmulas suspensas expostas nas floreiras do bloco C, no andar térreo do Palácio Maguito Vilela mesclam momentos da vida pública e privada do ex-governador e pertencem a vários acervos

Nova sede da Alego faz exposição sobre momentos da vida de Iris Rezende

01/08/2022, às 22:07 · Por Redação

Exatos 59 anos depois de Iris Rezende Machado chegar à Assembleia Legislativa, como o deputado estadual mais bem votado até então, o Palácio Maguito Vilela, nova sede do Poder Legislativo, já recebe a exposição "Iris: uma história de amor por Goiás", que mostra a vida do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Iris Rezende Machado. O homem, que dedicou mais de 60, dos seus 87 anos, à vida pública, foi ainda senador da República, prefeito de Goiânia, ministro da Agricultura e da Justiça e ex-governador de Goiás. Tem o nome de Iris o plenário da nova sede da Alego.

Os painéis e flâmulas suspensas expostas nas floreiras do bloco C, no andar térreo do Palácio Maguito Vilela mesclam momentos da vida pública e privada do ex-governador e pertencem a vários acervos, como da Organização Jaime Câmara, do jornal Diário da Manhã, da própria família e, ainda, do livro “Iris Rezende Machado – de líder estudantil a governador”, da jornalista Cileide Alves. 

A primeira foto mostra o ainda garoto Iris Rezende, aos 7 anos de idade, na sua cidade natal, Cristinópolis. Em seguida, seguem diversas imagens da vida pessoal do político e também de momentos marcantes da história do estado e até de nosso país, como as fotografias do comício das Diretas Já, realizado em 1984, em Goiânia. Foi a primeira grande mobilização pedindo a realização de eleições diretas para presidente, ainda no período da ditadura militar e reuniu uma verdadeira multidão no centro de Goiânia. As fotografias mostram Iris ao lado de lideranças nacionais, como Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. 

A exposição traz, ainda, imagens de Iris Rezende líder estudantil, do “santinho” da primeira campanha, que o elegeu vereador em Goiânia, no ano de 1958, com o slogan “Iris eleito, povo satisfeito”, do casamento com a esposa “xará” Iris de Araújo, da posse como prefeito eleito mais jovem do Brasil, em 1964 e do parque Mutirama, uma das grandes obras dessa primeira gestão, que ele não pôde inaugurar, porque foi cassado pela ditadura.

Em ordem cronológica, a mostra vai contando a vida de um dos maiores líderes políticos de Goiás, até sua despedida, em 2021, que é narrada, em texto de forma poética: “E lá se foi o nosso homem dos mutirões... mover os céus, mobilizar anjos e convocá-los a madrugar no trabalho coletivo de cuidar e proteger nossa gente goiana. Goiás encerra um ciclo em sua história política e administrativa, mas sua memória seguirá viva no coração do povo a quem tanto amou”. E muitas imagens mostram Iris Rezende de forma emblemática, que marcou sua trajetória política: no meio do povo, sendo abraçado, ovacionado e, até, carregado pelas pessoas.

Inaugurada em janeiro de 2022, no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, a mostra chega à Assembleia como parte do projeto Alego Mostra Arte. Essa é segunda exposição realizada na nova sede. Segundo o diretor de informação e divulgação da Presidência da Alego, Leonardo Razuk, as exposições promovidas na Casa têm o caráter de valorizar, divulgar e fomentar a produção artística de Goiás, além de ser uma forma de contribuir para a democratização da cultura, de facilitar o acesso a bens culturais e de ressaltar e valorizar a produção artística goiana. 

A exposição "Iris: uma história de amor por Goiás" fica aberta à visitação pública até o dia 31 de agosto durante o horário de funcionamento da Alego, das 7h às 19h.


Iris Rezende Iris Rezende Machado Exposição Fotos Alego Assembleia Legislativa de Goiás
P U B L I C I D A D E