Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A estimativa atual é de que as primeiras chuvas sejam registradas em setembro, mas a temporada chuvosa deve se estabelecer só a partir de outubro

Alerta para baixa umidade do ar em Goiânia nos próximos dias

29/07/2022, às 15:15 · Por Redação

A umidade relativa do ar em Goiânia ficou na média de 21% este mês em Goiânia. Ela está 10 pontos porcentuais menor que o esperado para o período, ou seja, 32% menor. Enquanto a média histórica dos meses julho fica em 31% com a expectativa de que o índice siga caindo pelo menos até setembro.  

O fator que está diretamente ligado à baixa umidade é a estiagem. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital não tem chuva generalizada há 104 dias. Considerando as precipitações localizadas, são 43 dias, já que o Inmet registrou três milímetros de chuva na estação situada no Setor Central.

A estimativa atual é de que as primeiras chuvas sejam registradas em setembro, mas a temporada chuvosa deve se estabelecer só a partir de outubro. O recorde de estiagem é de 1961, quando a capital passou por 156 dias sem chuvas, entre os dias 11 de maio e 13 de outubro. O maior período de seca dos últimos anos foi registrado em 2017, com 129 dias sem nenhuma precipitação. 


Chuvas Umidade do Ar Goiás
P U B L I C I D A D E