Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Apesar do vexame imposto pela negativa presidencial, Mendanha ainda tenta se firmar como um ‘plano B’ do bolsonarismo em Goiás

Em vídeo, Gustavo Mendanha assume papel de candidato auxiliar de Bolsonaro em Goiás

26/07/2022, às 23:05 · Por Eduardo Horacio

Pré-candidato a governador pelo Patriota, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, assumiu de vez o papel de candidato auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Goiás. O pré-candidato oficial do bolsonarismo no Estado é o deputado federal Major Vitor Hugo (PL).

Circula nas redes sociais (veja abaixo, ao fim do texto) um vídeo em que Mendanha, durante visita a um comércio agora em julho, é questionado sobre sua posição na disputa presidencial. A pessoa percebe a aproximação do pré-candidato e questiona: “Gustavo, uma pergunta direta: Lula ou Bolsonaro?”. “Bolsonaro”, respondeu o ex-prefeito, sob aplauso da deputada federal Magda Moffato (PL), que o acompanhava no corpo a corpo com o eleitorado.

Ao renunciar ao mandato de prefeito, no final de março, Gustavo Mendanha tentou uma aproximação com Bolsonaro, com apoio de integrantes do partido do presidente em Goiás, entre eles a própria Magda Mofatto. Após sucessivas tentativas, o presidente deu de ombros, refutou a aproximação e anunciou que seu candidato no Estado seria Vitor Hugo, um de seus mais fiéis aliados no Congresso.

Apesar do vexame imposto pela negativa presidencial, Mendanha ainda tenta se firmar como um ‘plano B’ do bolsonarismo em Goiás. O motivo principal é o temor de perder apoio do grupo mais próximo ao presidente e que também o ajuda, sobretudo no meio empresarial. Além disso, o ex-prefeito nutre a esperança de que a candidatura de Vitor Hugo não decole e seja ‘cristianizada’ pelos aliados de Jair Bolsonaro.

Fragilidades
A leitura dos aliados Mendanha ignora, porém, alguns pontos negativos da decisão tomada pelo ex-prefeito. O primeiro, e mais óbvio, é que ele teria espaço para crescer na direção oposta, se fosse candidato da ala progressista no Estado – antes de abraçar o bolsonarismo, ele chegou a negociar para ser candidato ao governo pelo PSB. Lá ele não teria concorrência com protagonismo.

Além disso, o papel de coadjuvante, de linha auxiliar do bolsonarismo goiano, também dificulta muito a missão de ter apelo como principal oponente ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), postulante à reeleição. Afinal, Gustavo Mendanha compartilha do desgaste entre aqueles que rejeitam o atual presidente, sem ao menos ter direito aos dividendos dessa decisão. Em Goiás, de acordo com o Serpes, a rejeição ao presidente é maior que a aprovação. 

Veja o vídeo: 


Gustavo Mendanha Eleições 2022 Patriota Jair Bolsonaro Major Vitor Hugo Bolsonarismo Magda Mofatto
P U B L I C I D A D E