P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Divulgação

Trecho entre Terminal Isidória e Recanto do Bosque seria inaugurado em outubro, mas prazo foi remarcado para 2023

Inauguração do BRT em Goiânia é novamente adiada

26/07/2022, às 15:44 · Por Redação

O morador de Goiânia que utiliza o sistema de transporte coletivo metropolitano deve continuar esperando para se locomover pelo BRT Norte-Sul. Após prometer o primeiro trecho do corredor, entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória para outubro deste ano, a Prefeitura fez uma nova estimativa para o término da obra. Como mostra o jornal O Popular, a conclusão da obra ficou para o primeiro semestre de 2023.

Com essa nova data, a obra sofre o seu sétimo adianto em uma obra que completou oito anos. O trecho é considerado cerca de 95% concluído, faltando apenas as calçadas da Avenida Goiás, a pista do entorno da Praça Cívica e as estações de embarque destas duas localidades, além da cobertura de outras que já foram montadas ao longo do trecho. No entanto, a demora para a definição e aprovação do projeto destas estações pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é o argumento para o novo adiamento.

O Iphan analisa como as estações vão interferir na paisagem do traçado do centro histórico da capital, que é tombado como patrimônio; enquanto que a Amma analisa o impacto ambiental da extirpação de espécies arbóreas ao longo do trecho e mesmo como as estruturas vão impactar nas demais espécimes. 

A estimativa é que os pré-moldados demorem até 6 meses para ficar prontos. De acordo com o Iphan, já “não há nenhum impedimento nas obras do BRT Norte-Sul”. “Todas as autorizações referentes a liberação das construções das estações de embarque e desembarques de passageiros nos corredores da Avenida Goiás e Praça Cívica, que competem ao órgão federal já foram concedidas”, informa.

A Amma esclarece, no entanto, que ainda “emitirá um parecer técnico a fim de mensurar a contrapartida para a compensação ambiental” quanto as construções na Avenida Goiás, sendo a liberação que resta para a continuidade da obra. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), os serviços complementares, como plataformas e calçadas, “ainda estão em andamento e serão finalizados em 2022”. 

Além disso, há ainda a necessidade de equipar todas as 31 plataformas e os terminais Rodoviária e Perimetral com o sistema da rede metropolitana de transporte coletivo (RMTC), como catracas, validadores e telas de informações aos usuários. Esses dois terminais foram construídos para o corredor e receberão veículos apenas do BRT Norte-Sul.

Resta, ainda, finalizar a pista do corredor de ônibus da Praça Cívica, cuja estimativa de entrega é para o próximo dia 30, após um ano e um mês de início desta construção. Com isso, a partir de agosto, os ônibus voltarão a ocupar o anel interno da praça, liberando a parte externa para os demais veículos. Em junho, a obra ficou mais restrita pela necessidade da construção de uma adutora da Saneago na confluência com a Avenida 84, o que foi finalizado no dia 20 de julho, quando já era prevista a finalização da praça, adiada para mais dez dias.

Pela necessidade deste novo adiamento das obras do BRT Norte-Sul, o Paço deverá assinar novo aditivo contratual com a construtora e a empresa responsável pela supervisão da obra, já que os acordos atuais vencem neste mês. A tendência é que os aditivos ampliem o contrato até meados de 2023, para cumprir o restante da obra.


Obra BRT Inauguração 2023 Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E