Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O número de dez confirmações informado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) considera oito registros em Goiânia e dois em Aparecida

Cresce o número de casos de varíola dos macacos em Goiás

22/07/2022, às 16:16 · Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) está organizando um fluxo específico destinado ao atendimento, coleta de material para exames e acompanhamento para a investigação de suspeitas de monkeypox, que era chamada anteriormente de varíola dos macacos.

Em todo o estado houve 33 notificações. Destas, dez foram confirmadas, seis descartadas e há 17 em investigação. 

O número de dez confirmações informado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) considera oito registros em Goiânia e dois em Aparecida.

Mas a informação deve aumentar já que são nove na capital. No momento, a secretaria municipal considera que não há transmissão comunitária, que é quando não é possível identificar a origem do caso.Todos os registros confirmados são de pessoas que viajaram para outras localidades ou que tiveram contato com estes viajantes.

No caso do exame para diagnóstico de monkeypox, a coleta é feita por meio de uma haste flexível, o swab. O dispositivo é semelhante ao utilizado para o teste da Covid-19, mas nesta situação, o contato é feito com a região nasal da pessoa. 

No Brasil são 592 casos confirmados de monkeypox. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que há 14.533 registros confirmados por meio de exames laboratoriais e 72 casos prováveis. Do montante total, houve cinco mortes. Conforme a OMS, desde maio deste ano, casos de monkeypox têm sido reportados de países onde a doença não é endêmica.


Varíola Macacos Goiás
P U B L I C I D A D E