Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Outro dado que favorece garantir a vitória no primeiro turno: o otimismo da população – 55% tem expectativa de que a vida vai ficar melhor ainda esse ano

Cruzamentos da última Serpes mostram possibilidade de reeleição de Caiado no 1º turno

19/07/2022, às 22:11 · Por Redação

Dados apurados pela pesquisa Serpes e publicados pelo jornal O Popular revelam que há forte tendência de o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vencer a eleição deste ano já no 1º turno. Isso porque ele soma praticamente 50% das intenções de voto declaradas e avaliação positiva do desempenho do governo acima de 40%, o que muito provavelmente se reverterá, como ocorreu em eleições anteriores, em votos a favor da continuidade e normalidade administrativa.

Alberto Carlos Almeida, autor do livro A Cabeça do Eleitor, foi o primeiro autor a sintetizar esse tipo de comportamento eleitoral, que associa desempenho administrativo de governo e intenções de voto. Ele diz claramente, após pesquisar inúmeros resultados eleitorais, que praticamente em todos os pleitos se observa comportamento alinhado com esse conjunto: intenções de voto e avaliação positiva do desempenho do governante levando ao ambiente de reeleição.

Dessa forma, o governador Ronaldo Caiado, que aparece com declaradas 37,6% de intenções de voto de todo o universo de eleitores, soma os 49,3% dos votos considerados válidos a outro dado que cientificamente converte votos a favor do governante, que é a avaliação positiva do governo. Em tese, os eleitores que aprovam o governo (acham a gestão atual “boa” ou “ótima”) votariam pela continuidade dele.

Levando em conta que parte dos 39,5% de eleitores que acham o atual governo regular também votaria pela continuidade, e que a porcentagem de abstenção é historicamente alta em Goiás, uma análise bastante conservadora dos números diria que Ronaldo Caiado chegaria a pelo menos 45% das intenções absolutas de voto – e mais de 50% dos votos válidos. Estamos, portanto, com uma tendência consolidada de reeleição em primeiro turno.

Otimismo
Outros dados dessa última rodada da Pesquisa Serpes consolidam o cenário favorável para Ronaldo Caiado garantir a vitória no primeiro turno: o otimismo da população – 55% tem expectativa de que a vida vai ficar (pouco ou muito) melhor ainda esse ano, a alta rejeição do adversário tucano que caminha para ser o protagonista da oposição, o reflexo da agenda de entregas de programas sociais e obras intensificada no mês de junho e que deve se refletir no eleitorado a partir de agosto.

Não é por outra razão que o resultado da pesquisa foi encarado como balde de água fria entre os principais candidatos do campo oposicionista. A melhor forma de observação desse desânimo que bateu pesado entre os opositores é o fato de que nenhum deles se dispôs a comemorar o resultado apresentado pelo Serpes. Até porque não há mesmo nada a comemorar por eles. Nada do que eles esperavam, principalmente no que se refere a levar a eleição para decisão para o 2º turno, se mostrou consolidado.

O conjunto de todas as informações da pesquisa Serpes/O Popular é bastante expressivo. Nesse aspecto, animador do ponto de vista do governador Ronaldo Caiado e muito desanimador quanto à perspectiva de poder dos oposicionistas.


Serpes Pesquisa Serpes Ronaldo Caiado Eleições 2022
P U B L I C I D A D E