Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Empresas goianas vão precisar contratar cerca de 40 mil novos profissionais da área de TI até 2024

Procura em Goiás por profissionais de TI será de 40 mil pessoas até 2024

14/07/2022, às 10:22 · Por Redação

As empresas goianas vão precisar contratar cerca de 40 mil novos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) até 2024. Em todo País, a demanda está estimada em 500 mil postos de trabalho. Acontece que a ampla oferta de oportunidades tem esbarrado na falta de mão de obra qualificada e as vagas chegam a ficar disponíveis por muitos meses.

Todos os desafios para a contratação desse pessoal foram debatidos no 2º Encontro de Canais de Alta Performance de Tecnologia (CAP-TI), um dos maiores eventos do setor no País, que reuniu cerca de 200 profissionais, entre empresários e técnicos da área, nesta terça, 12, e quarta-feira, 13, na sede da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg).

Ao jornal O Popular, o presidente da CAP-TI, Elton Almeida, afirmou que o encontro discutiu as tendências em novas tecnologias para os próximos anos, compartilhando experiências. Para ele, Goiás é um estado central e tem se destacado por sua economia crescente.

“A ideia foi usar o ambiente para alinhar conceitos e desenvolver estratégias de crescimento”, destacou. Mas Elton confirma que a falta de mão de obra tem sido um grande gargalo. Ele ressaltou, ainda, que as equipes de recursos humanos estão tentando definir um forma de acelerar o treinamento e a capacitação de mão de obra.

“Isso tem sido feito através da interlocução com estas instituições, para que elas alinhem seus currículos com as necessidades do mercado”, explicou. O presidente da CAP-TI afirma que esta demanda por 500 mil profissionais no País ainda pode crescer.

O presidente da Acieg, Rubens Fileti, lembrou que, com a pandemia, houve uma aceleração de 5 a 10 anos na transformação digital dos negócios. Neste novo cenário, oportunidades e problemas cresceram de forma exponencial, como a falta de mão de obra, a demora na chegada da infraestrutura 5G e a necessidade de mais segurança tecnológica.


Tecnologia Profissionais de TI Goiás
P U B L I C I D A D E