Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Clécio Alves suspendeu a sessão por cerca de 10 minutos e não deixou Rubem falar sobre crime em Foz do Iguaçu

PT emite nota de repúdio contra Clécio Alves, que cortou microfone de Mauro Rubem

13/07/2022, às 09:50 · Por Redação

Após o vereador Clécio Alves (Republicanos) impedir a fala do colega Mauro Rubem (PT) em sessão nesta terça-feira, 12, o Partido dos Trabalhadores se manifestou por nota. O vice-presidente da Casa fez o mesmo. A legenda de Rubem alegou que o Clécio “cerceou” a palavra do petista, enquanto este alegou que apenas cumpriu o regimento interno.

Durante a sessão de discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Clécio, que presidia o ato, cortou o microfone de Mauro durante um debate em que o vereador ligado às pautas de esquerda repudiou a morte do guarda civil municipal, em Foz do Iguaçu, assassinado a tiros em festa temática do PT, por apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Após acalorado debate entre ambos, Clécio, então, não permitiu o colega continuar o discurso e suspendeu a sessão por cerca de 10 minutos.

“Clécio cerceou a palavra do vereador petista Mauro Rubem enquanto esse manifestava sua indignação sobre o assassinato de Marcelo Arruda, um Guarda Municipal filiado ao PT, na cidade de Foz do Iguaçu, e que ganhou repercussão nacional”, informa o comunicado do PT.

Para a legenda, o parlamento é o espaço de debates de ideias. “O PT Goiás repudia todo e qualquer tipo de violência, intolerância política e cerceamento das prerrogativas parlamentares de nossos representantes. O parlamento é o espaço da pluralidade de pensamento e não cabe silenciamento, indiferente da ideologia política. Conclamamos a toda sociedade para que tenhamos eleições pautadas nos princípios democráticos, na paz, no debate de ideias, independente das escolhas partidárias”, defende a nota.

Já o vereador Clécio Alves, por meio de sua assessoria de imprensa, se defendeu e argumentou que não houve atitude desrespeitosa. “Sobre este caso em questão, informamos que não houve, em nenhum momento, uma atitude diferente ao que o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves, deveria fazer. Ele cumpriu o regimento da Casa de Leis, que era dar espaço para que outro vereador falasse, neste caso, o vereador Mauro Rubem, que na ocasião se propunha a discutir o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023”.

Para Clécio, no entanto, Mauro subiu à tribuna para discutir um assunto partidário, diferente daquele que ele estaria autorizado a falar, que seria sobre a LDO para 2023. “Logo, o que o presidente em exercício fez, foi defender o regimento, a fim de colocar em ordem os trabalhos da Casa de Leis e, por isso, a suspensão da sessão por dez minutos. Um prazo que durou menos que isso, tendo em vista que tudo foi colocado rapidamente em ordem. Ou seja, a sessão foi reaberta, os trabalhos continuaram e o vereador Mauro Rubem teve o direito de discutir, por meio do tempo do partido, assuntos ligados ao seu partido e estabelecidos por ele. Portanto, o que ocorreu hoje, 12, foi apenas um cumprimento da Lei por parte de Clécio Alves”.

Mauro Rubem PT Republicanos Clécio Alves Câmara de Goiânia
P U B L I C I D A D E