Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Colégio Visão demitiu professor de sociologia, após ele aplicar uma prova com tirinhas do cartunista da Folha de São Paulo

Sindicato prepara representação contra colégio de Goiânia que demitiu professor após crítica de bolsonarista

03/07/2022, às 10:40 · Por Redação

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro - Goiás) pede apuração para o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e o Ministério Público do Trabalho (MPF) sobre a demissão do professor de sociologia Osvaldo Machado no Colégio Visão, em Goiânia.

Em nota, a associação repudia a divulgação de um vídeo do bolsonarista Gustavo Gayer, que faz críticas sobre a conduta profissional do professor após ele aplicar uma prova com tirinhas do cartunista André Dahmer, do jornal Folha de São Paulo.

"Há a exposição em condição vexatória, além de ataques à honra e à imagem de toda a categoria dos professores, acusados de militância para doutrinação do comunismo em sala de aula", afirma o documento.

A justificativa para pedido de apuração na Justiça é que, segundo o sindicato, houve distorção da finalidade da questão cobrada na prova e que o professor foi duramente ofendido nas redes sociais.

"É inaceitável qualquer interferência no conteúdo ministrado em sala de aula com a finalidade de ceifar o direito de propagação do conhecimento e do livre pensamento e, mais ainda, é intolerável a exposição indevida do professor, pois a sua imagem, honra, liberdade de expressão e de ensinar são direitos humanos fundamentais e irrenunciáveis", ressaltou.

A demissão do professor de sociologia, Osvaldo Machado, do Colégio Visão, em Goiânia, aconteceu após a publicação de um vídeo do influenciador e pré-candidato a deputado federal Gustavo Gayer, em que o youtuber contesta a didática do profissional.

O conteúdo foi postado pelo bolsonarista na segunda-feira, 27, e viralizou. Gustavo Gayer alegou que em uma das listas de exercícios elaboradas pelo professor para os alunos o sociólogo “ensina jovens a odiar a polícia”.


Demissão Colégio Visão Professor Goiânia
P U B L I C I D A D E