Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Sede da Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília, que administra os recursos financeiros do Estado brasileiro

Municípios de Goiás tiveram nota baixa na avaliação de informações contábeis e fiscais

02/07/2022, às 10:08 · Por Redação

Quase 80% dos municípios goianos tiveram nota D ou E no ranking que mede a qualidade das informações contábeis e fiscais das cidades brasileiros. O levantamento é feito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que analisa os dados relativos à gestão pública com base em uma série de critérios, que vão da entrega dos documentos no prazo à própria consistência das informações. As notas vão de A a E.

Em 2021, 84 das 246 das cidades goianas receberam nota E; 47 mantêm essa classificação desde que a série foi iniciada há três anos. Recebem a letra os municípios que têm desempenho inferior a 65% no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF). Siconfi é o sistema que recebe informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais de municípios, estados, Distrito Federal e União.

Aparecida de Goiânia é a maior cidade entre as dez goianas com pior desempenho no ranking. Teve o sexto ICF mais baixo em 2021 e repetiu a nota E de 2020. Secretário da Fazenda da cidade, André Luis Rosa diz que isso ocorreu porque, na data definida pela STN como recorte para a análise dos documentos, o município ainda não havia feito o envio dos balanços. “Só por isso Aparecida aparece com essa classificação”, relatou ao jornal O Popular.

O secretário de Administração e Finanças de Simolândia, Hugo Gomes, explica que a nota do município, que é o último do ranking goiano em 2021, se deu pela não entrega da documentação necessária. A cidade zerou três das quatro dimensões de análise estabelecidas pela STN. “Acabei de cobrar do pessoal da contabilidade e eles já estão fazendo as atualizações para serem lançadas no sistema. Até sexta feira que vem, estará tudo normalizado”, garantiu.

Entre as dez com pior desempenho em 2021, também se encaixam nesse perfil Alvorada do Norte, Cachoeira de Goiás, Caçu, São Miguel do Passa Quatro e Silvânia. Na análise nacional, Goiás é um dos sete estados em que nenhum município alcançou, desde 2019, a nota A — completam a lista Acre, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Roraima e Tocantins. O município goiano mais bem posicionado na série histórica foi Rio Quente, em 2020: 356ª posição. É seguida de Montividiu, que neste ano está na 580ª posição.


STN Ranking Contábil Fiscal Municípios Goiás
P U B L I C I D A D E